132/365 REMAINDER

Remainder é um filme inglês bem doidinho, do tipo que eu gosto (e sei que um monte dos que lêem aqui também).

Remainder quer dizer restante. E nesse caso é o resto de memória que o protagonista tem depois de sofrer um acidente bizarro.

E por ser tão bizarro, ele recebeu uma fortuna em indenização. Fortuna mesmo, 8,5 milhões de libras, faça as contas.

Como ele não sabe mais de nada e só se lembra de poucas coisas como o cheiro de uma mulher fritando fígado, ou 3 gatos no telhado em frente a janela de seu apartamento, ou um menino que recebe uma moeda de uma mão com luvas de borracha, ele resolve recriar essas cenas para tentar que elas façam sua memória voltar.

E assim esse personagem, sem nome no filme, vai recriando essas cenas e as assistindo ao longe, como um voyeur que pretende participar mas ainda não.

Até que elas ganham um sentido próprio e o fazem tomar atitudes inesperadas, obviamente.

O filme pode ser considerado um primo bem próximo de Memento e Synecdoche, New York e um primo mais distante um pouco de Donnie Darko.

Só que no caso de Remainder, as coisas ficam menos no ar no final. Brincadeira, o filme é tão doido e “aberto a interpretações” como esses outros citados.

O filme é o primeiro dirigido por Omer Fast, um vídeo artista bem conhecido no mundo da arte contemporânea e que deixa claro em algumas cenas esse background.

O filme é bem bom, interessante, inteligente, um pouco hermético (nossa, termo véio esse) mas que no final das contas me cativou bastante. E uma das coisas melhores do filme, além da interpretação do sempre surpreendenteTom Sturridge, é a trilha do filme, criada por Schneider TM, o pseudônimo do músico alemão Dirk Dresselhaus, feita de barulhos e ruídos bem estranhos e que faz um puta sentido e funciona como uma parte importante do filme.

Assistam, amiguinho, assistam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: