98/365 FRANTZ

Em 1982 morria um dos maiores cineastas de todos os tempos, o alemão Rainer Werner Fassbinder.

Pra quem não se lembra ou não conhece, o cara era o grande cineasta da alma, o que melhor mostrava personagens consistentes em histórias muitas vezes fáceis e banais, só que em suas mãos acabavam como filmes profundos, filosóficos, inesquecíveis e sempre um tapa na nossa cara ou um soco no nosso estômago.

Ninguém sai como entrou de um filme do Fassbinder, garanto.

Bom, quando ele se foi, a pergunta sempre foi “quem seria seu sucessor”.

Demorou um tempo até que o francês François Ozon ganhou o trono por mérito comprovado em filmes como Sitcom, 8 Mulheres, A Piscina e Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes, que inclusive é um roteiro original de Fassbinder que ficou anos à espera de ganhar as telas.

O mais recente filme de Ozon, Frantz, é o que mais me lembra Fassbinder de todos.

Em 1918, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, no interior da Alemanha, um francês começa a fazer visitas ao túmulo de um soldado alemão o que intriga a família do tal soldado.

Quando eles finalmente se falam, apesar da animosidade criada pelos lados opostos que se encontravam os dois países na Guerra, a família e o francês começam a criar um laço estranho a partir das histórias contadas sobre o relacionamento dos dois amigos na França.

A partir daí o lindo laço que vai sendo criado por todos vai de encontro aos ânimos exaltados dos alemães da cidade contra o francês forasteiro, principalmente porque a ex noiva do soldado morto começa a se afeiçoar por ele. E isso é só o começo.

Como disse sobre o Fassbinder, Ozon também transforma uma história que poderia ser banal em um estudo sobre o coração humano.

Filme lindo demais, com uma direção de atores absurda, Frantz é uma pérola perdida no meio de tantas explosões multi coloridas holywoodianas que assolam nossas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: