78/365 NERUDA

2016 foi o ano de Pablo Larraín. Além do ótimo Jackie, sua estreia como diretor em Hollywood, o chileno lançou Neruda no Festival de Cannes e desde então o filme vem colecionando ovações.

Eu achei o filme bom, mas não um puta filme.

Neruda conta a história da época que o famoso poeta chileno foge de ser preso por seus posicionamentos políticos. E foge principalmente de um policial que o próprio presidente do país indica para ir atrás do ex-senador comunista.

Sim, Neruda era senador e em 1948 começa atacar o então eleito presidente que se dirigia para o lado da direita. Sentindo-se muito culpado por ajudar naquela eleição, Neruda e sua esposa argentina somem do radar mas ele se torna a voz dissonante de um governo que a história nos mostrou onde foi parar.

O problema do filme pra mim é exatamente o policial: o antagonista da história não é uma personagem tão forte quanto esperamos num caso desses. Neruda é um dos gênios da literatura de todos os tempos, instigante, interessante, inteligente, com uma vida de excessos e produção invejável. Já o policial é aquele estereótipo de filme americano, atrás do “bandido” poeta estudando seus passos, lendo seus escritos, pensando em qual seria sua próxima jogada num xadrez totalmente dominado pela nada sutil vida do escritor fugido.

E só pra constar, o policial é vivido pelo sempre mediano mexicano Gael Garcia Bernal, que não chega aos pés da interpretação do chileno Luis Gnecco no papel título.

E como num desses filmes de caçada, o policial está sempre um passo atrás e nunca chega aos pés da genialidade do poeta, nem quando ele se deixa levar por seu ego.

Como disse antes, o filme é bom, mas se quiser um ótimo filme com Neruda fique com o italiano O Carteiro e o Poeta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: