68/365 DHEEPAN: O REFÚGIO

Dheepan: O Refúgio é a confirmação do grande diretor que é o francês Jacques Audiard, autor de um dos meus preferidos dos últimos anos, O Profeta.

Dheepan: O Refúgio é o vencedor da Palma de Ouro da edição de 2015 do Festival de Cannes e, diferente de uma teoria besta de parte da crítica internacional, o filme não é para inglês ver.

O filme conta a história de 3 refugiados ou melhor, de 3 sobreviventes dos horrores vividos em seu Sri Lanka de origem, que devem “virar” uma família para conseguirem asilo na França. Assim, um veterano de guerra, uma jovem sonhadora e uma órfã são a família Dheepan e vão viver num subúrbio bem barra pesada de Paris.

Sem falar uma palavra de francês, entendendo bem pouco, eles precisam entrar imediatamente na vida local, ele trabalhando como zelador de uma parte do condomínio onde agora moram, ela como doméstica e a menina indo para a escola.

Por incrível que pareça, a adaptação deles ao mundo novo é um problema menor se comparado à vida entre quatro paredes, onde 3 estranhos agora precisam viver como uma família.

O filme mostra o quanto é importante tentarmos entender o outro e não só achar que dando um teto para uma família de refugiados os problemas estão resolvidos. O pensamento fácil e rápido de hoje em dia, misturado a um possível sentimento de culpa é o que acaba com os sonhos e as possibilidades das pessoas. E Audiard mostra muito bem em seu filme que as pessoas, os franceses, os cingaleses ou quem quer que seja, acham que sabem viver no nosso mundo, mas a gente entende cada vez menos o que se passa a nossa volta.

O cara do Sri Lanka é confundido com o cara da Índia, o francês traficante de drogas é confundido com o francês professor da escola. Hoje em dia ninguém mais é ninguém e todo mundo por ser qualquer um.

Audiard mostra que Dheepan, que é outro cara, no fim pode ser qualquer um de nóssem nem mesmo perceber (mos).

 

Anúncios

One thought on “68/365 DHEEPAN: O REFÚGIO

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: