60/365 MEU NOME É RAY

Até agora eu não sei o quanto gostei ou não desse filme.

Meu Nome é Ray conta a história de uma adolescente, Ramona, que agora é Ray. Ela mora com a mãe solteira e com a avó lésbica, casada, numa casa em NY que um dia foi um club de jazz décadas atrás.

Ray, vivido pela ótima Elle Fanning, está na fase que resolve tomar os hormônios para sua mudança, só que precisa da autorização de seus pais.

E apesar de ter uma família não tão convencional, num momento desses vê-se o quanto na verdade as pessoas não são o que aparentam.

Sua mãe, a sofrida Naomi Watts (que eu não tenho certeza se é boa atriz ou se é sempre sofrida) que antes era a favor dos hormônios, agora tem dúvidas se autoriza ou não.

A avó (Susan Sarandon), toda malucona e modernona, é contra, principalmente por não entender porque a neta só não é lésbica, porque ela tem que ser um homem, se ela gosta de mulher.

Dilemas da vida moderna contados de uma forma bem boa pela diretora Gaby Delal, num roteiro que apesar de não ser dos melhores da vida, é bem bonitinho e funciona pra um filme que poderia ser um drama engajado e politizado mas não é.

E isso que me deixou na dúvida: será que um filme com um puta potencial pra ser um libelo de gênero nos dias de hoje e sendo “apenas” um drama com esse tema não é um desperdício?

O problema do filme pra mim é que é muito sessão da tarde, filme pra família.

Por um lado é bom, porque leva pra dentro das casas uma questão bem relevante e importante hoje em dia.

O drama da menina que é menino é bom; com a mãe, com a avó, com os amigos da escola que não entendem quem ele é direito e com o que mais vai acontecendo durante o filme são importantes e tratados da melhor forma possível, quase didático.

Mas de novo, a oportunidade perdida me incomoda.

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

