28/365 JACKIE

Jackie é um épico indie e o épico vem não só por contar uma das histórias mais conhecidas do século passado, os dias entre a assassinato de Kennedy e seu enterro. O épico vem também da atuação de Natalie Portman. Por momentos, enquanto assistia o filme, eu não enxergava o rosto da atriz, mas sim o da viúva do ex-presidente americano passando por seu inferno de vida nesses dias que ficaram pra sempre.

O filme é pequeno e provavelmente só conseguiram fazer porque Natalie entrou no projeto. Foi produzido (e ia ser dirigido) por Aronofsky (diretor de Cisne Negro, Oscar da Natalie) que pra nossa sorte chamou o chileno Pablo Larraín pra sentar na cadeira de diretor e acertou na mosca.

Larraín é só o diretor dos melhores filmes chilenos e sulamericanos dos últimos anos, Neruda, No, O Clube e Tony Manero, que por acaso foi co-produzido pelos meus amigos da Latina Estudio.

Bom, Larraín colocou a câmera na mão e ficou na cara da Natalie e por essa a gente sente as pequenas nuances de uma Jackie se fudendo, sofrendo e ao mesmo tempo sendo cínica com ela mesma, como bem diz a personagem do padre vivido por John Hurt.

Outro ponto forte do filme é o ótimo elenco que rodeia La Portman que começa com Richard E. Grant,  passa por Peter Sarsgaard, a queridinha indie Greta Gerwig e Billy Crudup como o repórter que entrevista Jackie e a partir dessa entrevista sem cortes o filme é contado.

Imagino esse filme sendo feito por um grande estúdio, com milhões gastos em produção e depois sendo editado caretinhamente, com um trilha piegas e tudo mais. A grande coisa de Jackie é essa liberdade criativa onde não só o diretor fez o que quis (obrigado Pablo) mas também a edição ousou como pôde, sem falar na trilha sonora de Mica Levy que desconcerta o tempo todo, no melhor sentido.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: