Os melhores filmes de 2013.

Minha singela lista dos filmes que eu amei ter visto ano passado.

1. Gravidade
Alfonso Cuarón demorou mas nos entregou o melhor que ele podia ter entregue. Revolucionou e mostrou que daqui pra frente pra alguém “filmar o espaço” vai ter que penar.

2. Azul é a Cor Mais Quente
Filmaço francês de descoberta da sexualidade, da vida, do amor com a melhor sequência de sexo da história do cinema. E a atriz principal é a melhor atriz jovem do mundo hoje ponto.

3. Um Estranho no Lago
Mais um filme francês nos dando o melhor de sexo no cinema, só que dessa vez, sexo explícito num filme “normal”. Um tapa na cara do Lars Von Trier.

4. O Som ao Redor
Melhor. Filme. Brasileiro. De. Muito. Tempo.

5. Fruitvale Station
Lembra quando nos EUA eles faziam filmes indies, sem grana, com puta elenco, puta roteiro, puta direção? Esse é o filme que não faziam faz tempo nessa pegada. Numa época que Sundance virou celeiro de celebridades, esse filme é uma lufada de ar fresco num cinema bunda mole como o americano. E guarde o nome do ator principal que arrasa: Michael B. Jordan. Nunca pensei que fosse chorar num filme de gang da California.

6. O Passado
Mais uma filme francês, só que iraniano. O diretor repete nesse o que nos tinha dado de brilhante em “Uma Separação” 2 anos atrás. Historinha de novela das 8 com uma pegada pesada e profunda que falta hoje em dia no cinema. Fora que tem o melhor ator do cinema francês de hoje, Tahar Rahim.

7. This Is The End
Comédia americana auto referente que pela primeira vez na vida funciona. Os atores são eles mesmos e o mundo acaba. Elenco conhecido que eu achava que não você dar nada demais e ao contrário mostra o quanto uma boa história e uma direção correta fazem a diferença. Inadreditavelmente um filme com o James Franco que eu gosto.

8. The Kings Of Summer
Mais um americano, filme de adolescentes que fogem de casa e vão morar numa casa na árvore até que a vida lhes dá um tapa na cara e eles precisam enfrentar problemas bestas como uma namorada que quer o outro e não o um. Você só cresce quando cresce mesmo. Filme lindo.

9. Frances Ha
O cinema francês dos anos 60’s feito nos EUA hoje em dia quase que por email. Quando uma ideia na cabeça e uma câmera na mão funcionam muito. E vivam as novas atrizes do cinema!

10. The Act Of Killing
Melhor documentário do mundo de todos os tempos em 2013, uma equipe vai pra Tailândia mostrar como vivem os esquadrões da morte naquele país e recriam como esses caras “trabalhavam” e faziam o que queriam na época mais dura de um governo de merda. Inacreditável o filme. Só de pensar me dá vontade de assistir de novo.

11. Blackfish
Mais um doc soco no estômago, sobre como as Orcas são mal tratadas no Sea World. Sempre choro e me emociono pencas com filmes que mostram animais marinhos se fudendo. E esse é um dos melhores desse tipo.

12. Blue Jasmine
Woody Allen, por favor, continue fazendo filmes nos EUA e se possível sempre com a Cate Blachet. Obrigado.

13. Upstream Color
Ficção científica com cara de que está aconetecendo aqui e agora. O tipo de filme que mais gosto na vida.

14. Only God Forgives
A forma acima de tudo, até do hype do Bryan Gosling. Melhor cena do cinema de filhadaputice com a Krystin Scott Thomas detonando a namorada puta do Gosling, seu filho. Cruel.

15. Freier Fall
O Brokeback Mountain alemão. Filmaço. Elenco absurdo de bom e bem dirigido. Sempre que vejo um filme desses de uma cinematografia que não grande penso na Globo Filmes fudendo com o cinema brasileiro e do que poderia ser feito.

16. A Caça
Filme pesado, lindo, difícil, sobre pedofilia. Thomas Vinterberg é um dos meus diretores preferidos de verdade. O cara não tem medo não. Amigo do Lars no começo e eu acho que dá um banho de talento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: